Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna | 28 de Maio


O Dia Nacional de Luta pela redução da Mortalidade Materna tem o objetivo de buscar a garantia de acesso aos atendimentos relacionados à gravidez e à saúde plena durante todo esse período.

As causas das mortes maternas são basicamente decorrentes das doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções após o parto e aborto, muitas vezes ocorrido pelo fato da má qualidade de vida dos contextos familiares, a violência doméstica e a falta de atendimento adequado.

Cerca de 90% das mortes poderiam ser evitadas caso houvesse atendimento adequado no pré-natal, no parto e no pós-parto.

O período da gravidez é um momento mágico, de muita alegria e amor. Para garantir uma gestação tranquila e a segurança do bebê, é fundamental que a futura mamãe tome cuidados especiais. O pré natal é o acompanhamento que toda mulher grávida precisa fazer para prevenir, tratar ou minimizar problemas de saúde dela e do bebê durante a gestação.

Os exames do pré-natal permitem identificar doenças, infecções ou disfunções, como a hipertensão, anemia, infecção urinária e doenças transmissíveis de mãe para filho através do sangue, como a AIDS e a sífilis.

Durante o pré-natal, as gestantes também recebem orientações sobre a importância de se manter uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e a importância de se evitar álcool, fumo e outros tipos de drogas.

Na primeira consulta e durante a gestação, seu médico vai pedir vários exames.

O Laboratório Santa Cecília disponibiliza para seus clientes o Check up Pré Natal incluindo os exames abaixo por um preço bem mais acessível.

1. Hemograma - avalia presença de infecções e anemias.

2. Glicemia - mede o nível de açúcar no seu sangue, usado para diagnóstico de hipoglicemiaou hiperglicemia e monitoramento do Diabetes.

3. Grupo sanguíneo (ABO+RH) - determina o tipo sanguíneo.

4. Anti HIV 1 e 2 - detecta a presença do vírus causador da AIDS (Sindrome da Imunodeficiência Adquirida)

5. HBSAG (hepatite B) - detecta a presença do vírus causador da Hepatite B.

6. VDRL - serve como teste de triagem para Sífilis.

7. Toxoplasmose - serve para avaliar presença de infecção recente ou anterior por Toxoplasmose.

8. Rubéola - serve para avaliar presença de infecção recente ou anterior por Rubéola.

9. Anti HCV (hepatite C) - detecta a presença do vírus causador da Hepatite C.

10. Anti HBS - Indica recuperação sorológica e imunidade contra o vírus da hepatite B, sendo útil para avaliar resposta a vacina contra hepatite B e a recuperação da infecção natural.

11. Citomegalovírus – Detecta anticorpos IgG e IgM formados quando a pessoa está ou esteve infectada pelo citomegalovírus.


Consulte regularmente seu médico e faça os exames solicitados. Você e seu filho merecem esse cuidado!

Bioquímica – Edney Rosária Resende