Dia Mundial da Saúde Digestiva | 29 de Maio


De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população global sofre algum tipo de problema gastrointestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica e recorrem a automedicação.

O bom funcionamento do aparelho digestivo depende de alimentação adequada e saudável com ingestão de pequenas quantidades de óleo, açúcares e sal. O consumo regular de água e a mastigação completa dos alimentos também são essenciais. Manter a integridade deste sistema é de suma importância para a manutenção da saúde visto que é do sistema digestivo que obtemos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

Por outro lado, o trato digestivo entra em contato continuamente com milhões de micro-organismos. Para nos defender conta com um sistema imune especializado. Muitas vezes, falhas neste sistema gera doenças autoimunes e inflamatórias comuns nas patologias gastrointestinais.

Além do processo inflamatório, deficiência, inexistência ou mal funcionamento das enzimas relacionadas ao processo de digestão que podem alterar o peristaltismo causando complicações

Azia, Refluxo, Síndrome do Intestino Irritável, Constipação Intestinal, Dispepsia funcional (má digestão), Gastrite, Doença de Crohn, são alguns dos problemas mais comuns relacionados ao sistema digestivo e órgãos anexos (glândulas salivares, fígado, pâncreas, dentre outros).

O diagnóstico e acompanhamento destas patologias são feitos por exames de imagem e exames de laboratório. O Laboratório Santa Cecília dispõe de vários exames que podem ser úteis para este fim.

Avaliação de processos inflamatórios - Hemograma, PCR, VHS;

Avaliação da função hepática - TGO, TGP, GGT, Fosfatase Alcalina, Proteínas Totais e Frações, Bilirrubinas;

Avaliação da função pancreática - Amilase e Lipase;

4. Anti HIV 1 e 2 - detecta a presença do vírus causador da AIDS (Sindrome da Imunodeficiência Adquirida)

Provas funcionais do aparelho Digestivo - Antitransglutaminase IgA, Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes, Pesquisa de gordura fecal, Dosagem de gordura fecal, pH fecal, Calprotectina fecal.

Autoanticorpos - Anti-citosol hepático, Anti-célula parietal, Anti-fator intrínseco, Anti-endomísio, Anti LKM, Anti musculo liso, Anti-núcleo..


Consulte regularmente seu médico e faça os exames solicitados conosco. Cuide da sua saúde digestiva!

Bioquímica – Débora Gama Botega Leite