Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher | 28 de Maio


O Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher, tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres, que já são maioria no Brasil. Com o aumento da expectativa de vida, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter os exames preventivos sempre em dia.

As mulheres são acometidas mais pelas doenças hormonais e ginecológicas, por isso a atenção periódica às consultas médicas e seus devidos tratamentos são fundamentais para manter a boa saúde.

Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenção de doenças.

Os exames mais importantes são os relacionados ao rastreamento de patologias malignas frequentes nas mulheres, tais como, o câncer de mama e o câncer de colo de útero e para a realização do diagnóstico dessas doenças são realizados a mamografia e o exame citopatológico do colo do útero. O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama pela mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. Já a mulher que tem risco elevado de câncer de mama, deve procurar o médico para avaliar a particularidade de seu caso e definir a melhor conduta a seguir. Também é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. O exame citopatológico do colo do útero ou preventivo ginecológico, é importante para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início. No caso do câncer de colo de útero, especificamente, desde 2014 as vacinas contra HPV estão disponíveis na rede pública para meninas entre 9 e 14 anos e para meninas e mulheres entre 9 e 26 anos acometidas pelo vírus da Aids” Esses exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada dois a três anos.

Exames de rotina para avaliações dos rins, fígado, tireoide, diabetes, infecções, inflamações, anemias, entre outros também são importantes para prevenção da saúde da mulher.

Para o diagnóstico são utilizados os exames:

O Laboratório Santa Cecília contém checkups que podem auxiliar no diagnóstico precoce, esses podem ser consultados em qualquer uma das nossas unidades!

Biomédica – Maíra Ribeiro