Laboratório Santa Cecília - Sul de Minas Quer falar conosco via WhatsApp?
WhatsApp

Certificações que comprovam nossa qualidade

Único laboratório de Lavras e região certificado na norma ISO 9001 e ONA

Certificações

Para o Laboratório Santa Cecília qualidade é uma prioridade. E para concretizar todo esse empenho e coroar o diferencial de qualidade na prestação de serviços de Análises Clínicas, a Alta Direção do Laboratório decidiu, em 2003, buscar efetivamente a Acreditação Nacional de Qualidade (ONA), bem como a certificação internacional ISO 9001, referência maior em Sistema de Gestão da Qualidade nos tempos atuais. Em fevereiro de 2005, o Laboratório foi Certificado na norma ISO 9001 e acreditado ONA, nível 2, desde então tem trabalhado continuamente buscando a manutenção e desempenho do seu sistema de Gestão da Qualidade. Em 2010 atingiu o nível 3 da ONA, Acreditado com Excelência, considerado pela ONA, o nível máximo em excelência de serviços de Saúde.

ISO BANNER

ISO 9001

O Laboratório Santa Cecília é o primeiro e único laboratório de análises clínicas de Lavras a ser Certificado pela Norma Internacional ISO 9001, referência maior em Sistema de Gestão da Qualidade nos tempos atuais, o certificado é concedido pela empresa certificadora norueguesa DNV – Det Norskeveritas em parceria com o INMETRO.

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho, ajudar os gestores a encontrarem e corrigir processos ineficientes dentro da organização, melhorando a gestão da empresa e aumentando a satisfação dos clientes.

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.

Dentre os benefícios da ISO 9001, podemos destacar produção mais ágil com processos mais inteligentes; planejamento e controle sistemático das rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), redução de retrabalho e maior agilidade aos processos; redução de custos com maior produtividade, melhoria na comunicação, moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho e aumento de oportunidades de mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores que têm o selo ISO 9001.

Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

A norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.

A norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora seu desempenho perante os clientes.

Certificado ISO 9001-2021 2024 a 2027 nome fantasia ok_page-0001

Acreditação ONA

O Laboratório Santa Cecília foi o primeiro laboratório de Minas Gerais e quarto do Brasil a ser Acreditado pela ONA — Organização Nacional de Acreditação.

ONA BANNER

Acreditação é um processo que envolve toda a estrutura de uma instituição de saúde e promove uma grande mudança na gestão.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos que, desde 1999, atua para que instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais e conquistem uma melhoria contínua de segurança e cuidado para o paciente. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos internacionalmente. Atuando ao lado de organizações que promovem a qualidade da saúde em outros países, a ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua).

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

Acreditação

Este nível tem como palavra-chave "segurança" — ou seja, seus padrões estão voltados para verificar se a organização cumpre e, é capaz de oferecer, uma assistência segura ao paciente e um sistema de trabalho seguro para seus profissionais e trabalhadores, conforme prescreve a legislação e as melhores práticas.

ACREDITAÇÃO PLENA

Nível além de provar e cumprir todos os requisitos do nível da Acreditação, a organização dispõe de sistema de planejamento, uma cultura organizacional focada na padronização de processos. Portanto, além de segura, esta organização é "organizada e gerida baseada em processos. "O Laboratório Santa Cecilia, desde 2005, na sua primeira auditoria já obteve este nível de acreditação.

ACREDITAÇÃO COM EXCELÊNCIA

Neste nível a organização mostra que, além de segura e organizada, tem um conjunto de sistemas que permitem resultados diferenciados em prol do cliente, da comunidade, e da organização como um todo. É aquela organização que se diferencia das demais por seus resultados organizacionais serem comparáveis com os melhores do setor e fora dele, podendo competir de igual para igual com o que há de melhor nas empresas e organizações. O Laboratório Santa Cecília possui este nível de acreditação desde 2010.

No momento em que um hospital, serviço de diagnóstico por imagem, laboratório ou outra organização do setor de saúde conquista a acreditação ONA, a instituição comprova que adota um padrão de qualidade e segurança em seus processos.

Com isso, ela consegue melhorar sua credibilidade para o mercado, para os profissionais de saúde e também para os pacientes.

Alguns dos principais objetivos do planejamento estratégico das instituições ligadas à saúde é a melhoria da qualidade do serviço prestado e a garantia da segurança dos pacientes. 

Certificado ISO 9001
controlab

Desde 1991, o Laboratório Santa Cecília participa e é considerado excelente pelo Programa Externo de Controle da Qualidade da SBPC (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica),  denominado Control Lab e que tem a finalidade de monitorar e avaliar os sistemas analíticos dos ensaios, principalmente em relação aos parâmetros de exatidão e precisão, demonstrar o desempenho do laboratório na realização de exames, e o mais importante, fornecer confiança aos clientes.

Com a finalidade de monitorar o processo na fase analítica e assegurar a confiabilidade de nossos laudos, o Laboratório Santa Cecília mantém rotinas de Controle Interno da Qualidade. Estas rotinas são baseadas em utilização de controles duplo cego, duplo observador, análises sistemáticas de controles comerciais (quantitativos ou qualitativos), controles de coloração/corantes, controles de meios de cultura, controles de reagentes, controles de microscopia, controles de tiras reagentes, dentre outros.