A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade concebido para empresas melhorarem seu desempenho, ajudar os gestores a encontrarem e corrigir processos ineficientes dentro da organização, melhorando a gestão da empresa e aumentando a satisfação dos clientes.
Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.
Dentre os benefícios da ISO 9001, podemos destacar produção mais ágil com processos mais inteligentes; planejamento e controle sistemático das rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), redução de retrabalho e maior agilidade aos processos; redução de custos com maior produtividade, melhoria na comunicação, moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho e aumento de oportunidades de mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores que têm o selo ISO 9001.
Além disso, é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
A norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.
A norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora seu desempenho perante os clientes.