Acompanhe sempre nossos resultados anuais e veja nossas ações!
O Laboratório Santa Cecília é o único laboratório de Lavras e região certificado pela norma ISO 9001 e acreditado pela ONA.
O Laboratório Santa Cecília foi o único laboratório de Lavras e região e, continua entre os poucos do estado de Minas Gerais e até mesmo do Brasil, certificado ISO 9001 e Acreditado com Excelência pela ONA.
Estas certificações conferem várias vantagens para a empresa, clientes, colaboradores e para a sociedade, como maior credibilidade e confiança na empresa, maior segurança e satisfação para os clientes, maior organização interna e maior controle do negócio com otimização dos processos, aumento da produtividade, redução de desperdício, maior participação no mercado e competividade, com possibilidade de conquistar novos negócios e maior engajamento dos colaboradores.
Além destas certificações que concretizam todo o empenho do Laboratório e coroam seu diferencial de Qualidade na prestação de serviços de Análises Clínicas, o Santa Cecília participa, desde 2002, mensalmente, do programa de ensaio de proficiência da Controllab, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que é uma ferramenta eficaz para determinar o desempenho da fase analítica do laboratório e em todos estes anos obtém média acima de 95% de adequação nestes ensaios de proficiência, obtendo desde 2018, percentuais acima de 99%.
Diversos programas de gestão ambiental são acompanhados pela empresa, sendo os principais relacionados à diminuição da geração de resíduos e economia de recursos naturais. Com relação a esse aspecto, o Laboratório Santa Cecília pratica a coleta seletiva em todas as dependências da empresa, bem como o descarte adequado de outros materiais que possam causar impacto negativo no ambiente e também o uso de papel reciclável nos seus laudos.
Incentiva clientes e médicos a consultarem resultados online evitando a impressão dos mesmos, reduzindo o consumo e gastos com papel. Em 2023, o laboratório teve um aumento de apenas 0,10% de resíduos em relação a 2022, enquanto o número de clientes aumentou 11,42% e o de exames 15,72%.
Com a nova unidade matriz, foi possível implantar mais ações voltadas para sustentabilidades ambiental, através da geração de energia limpa pela implantação de placas fotovoltaicas. Foi realizada também uma instalação hidráulica de forma à captar água eliminada pelos ar-condicionados e reaproveitá-la na unidade.
O Laboratório Santa Cecília procura participar e realizar ações de cunho social que beneficiam a população ou uma parcela desta.
Apoia algumas entidades da cidade prestando serviços ou com auxilios financeiros como por exemplo, Fazendinha Bom Senhor Jesus (Fazendinha do Padre Israel), Seminário Dehonista de Lavras, Lar Augusto Silva, Paróquia Sant’Ana, Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle e Centro de Equoterapia de Lavras.
Oferece estágios para alunos da UFLA, Unilavras, Escola Técnica Impacto e outras faculdades de Biomedicina, Farmácia e Bioquímica.
O Laboratório Santa Cecília busca ano a ano, investir cada vez mais em inovação e exames. Em 2020, deu início ao projeto de ampliação de seu atendimento a clientes convênios, empresas, veterinários e cidades.
Uma das estratégias definidas foi aumentar a internalização de exames, ou seja, realizar os exames no Laboratório Santa Cecília ao invés de serem enviados para laboratórios de apoio em outras cidades. Os efeitos imediatos dessa estratégia é a redução do prazo de liberação dos resultados e maior confiança no resultado.
Ainda em 2020, inaugurou a unidade na Rua Monsenhor Aureliano, em frente à Santa Casa, para atendimento aos clientes que anteriormente eram atendidos na sua antiga unidade Matriz, anexa ao hospital. E também realizamos a aquisição de uma unidade móvel para atendimento à pequenas cidades que não comportam uma unidade física em função do número de habitantes, mas que precisam de um serviço laboratorial.
Foram implantados vários exames relacionados à COVID-19, o que auxiliou para o diagnóstico precoce da doença, permitindo intervenções médicas mais rápidas e eficientes.
Em 2021, visando atender uma parcela significativa da população lavrense e em substituição a unidade da UFLA, foi aberta uma nova unidade na região norte da cidade, na Av. Pedro Sales.
No ano de 2022, substituímos o equipamento Architect 2000 pelo Alinity da Abbott um dos equipamentos mais modernos e referência em quimioluminescência, o qual permite a implantação de novos exames na área de Hormônios e Imunologia. Em 2023, trocamos o equipamento de hematologia veterinária, para um mais moderno e ágil e que contempla mais tipos de animais, garantindo maior qualidade e confiança nos resultados veterinários.
Abrimos uma nova unidade de atendimento e coleta na cidade de Coqueiral e uma nova unidade em Lavras, anexa a Medical Clinic.
Ainda em 2023, adquirimos um microscópio de contraste de fase o que possibilitou realizar melhorias no exame de espermograma, sendo o Laboratório Santa Cecília hoje um dos poucos laboratórios a utilizar a 6ª versão da OMS para esse exame. Com a aquisição deste microscópio de contraste de fase foi possível também implantar o exame de dismorfismo eritrocitário, exame de extrema importância para no diagnóstico de problemas renais com perda de sangue.
Todos estes projetos do Laboratório Santa Cecília estão voltados para um auxílio diagnóstico de maior qualidade e eficácia garantindo maior satisfação e segurança aos clientes.
O Laboratório Santa Cecília, atualmente conta com mais de 130 colaboradores, com um crescimento médio anual de mais de 5% ao ano.
O laboratório oferece a seus colaboradores qualificação profissional contínua. Em 2023, foram quase 5 mil horas em treinamentos, em média 39 horas de treinamento por colaborador.
Grande parte dos treinamentos são voltados para qualidade do atendimento, orientações e instruções de coleta, procedimentos de coleta, exames, garantindo uma equipe atualizada e capacitada para atendimento, coleta, execução de exames e assessoria técnico científica a médicos, clientes, convênios e empresas.
Consideramos fundamental e de primordial importância a satisfação de nossos clientes. A pesquisa de satisfação é a principal ferramenta para conhecermos nossos clientes, e para identificarmos as falhas e oportunidades de melhoria em nossos produtos ou serviços. Em 2023 em uma escala de ruim, regular, bom e ótimo, fomos considerados como ótimos por 99,9% de nossos clientes e em uma escala NPS de 0 a 10 estamos com uma nota de 9,8 de recomendação dos nossos serviços.