Resultados Institucionais

Acompanhe sempre nossos resultados anuais e veja nossas ações!

Exames realizados por ano
+ 0 milhão
Amostras coletadas por ano
+ 300 mil
Clientes atendidos por ano
+ 100 mil
convênios atendidos
+ 100

Qualidade

O Laboratório Santa Cecília é o único laboratório em Lavras e região a possuir certificação pela norma ISO 9001 e acreditação pela ONA.

A instituição continua a ser uma das poucas, tanto no estado de Minas Gerais quanto no Brasil, a ser certificada com a ISO 9001 e a ser acreditada com Excelência pela ONA.

Essas certificações proporcionam uma série de benefícios para a empresa, seus clientes, colaboradores e para a sociedade, como maior credibilidade e confiança, além de oferecer maior segurança e satisfação aos clientes. Elas também contribuem para uma organização interna mais eficiente, com maior controle sobre os processos do negócio, resultando em uma otimização das operações, aumento da produtividade, redução de desperdícios e ampliação da competitividade no mercado, o que possibilita a conquista de novos negócios e um maior engajamento dos colaboradores.

Além dessas certificações, que atestam o comprometimento do Laboratório com a qualidade na prestação de serviços de análises clínicas, o Laboratório Santa Cecília participa, desde 2002, de forma mensal, do programa de ensaio de proficiência da Controllab, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Este programa é uma ferramenta eficaz para avaliar o desempenho da fase analítica do laboratório. Em 2024, o laboratório obteve um índice de adequação de 99,12%.

Meio Ambiente

A empresa acompanha diversos programas de gestão ambiental, com destaque para aqueles relacionados à redução da geração de resíduos e à economia de recursos naturais. Nesse contexto, o Laboratório Santa Cecília adota práticas de coleta seletiva em todas as suas dependências, além de realizar o descarte adequado de materiais que possam ocasionar impactos negativos ao meio ambiente. Também faz uso de papel reciclável na elaboração de seus laudos.

Adicionalmente, a empresa incentiva seus clientes e médicos a consultarem os resultados online, evitando, assim, a impressão dos mesmos, o que contribui para a redução do consumo e dos custos com papel. Em 2024, o laboratório obteve uma redução de 0,60% no total de resíduos gerados e um aumento de 20,3% na quantidade de resíduos recicláveis, em comparação a 2023, apesar de um aumento de 8,53% no número de clientes e de 8,6% no número de exames realizados.

Na unidade matriz, foram implantadas ações voltadas à sustentabilidade ambiental, incluindo a geração de energia limpa por meio da instalação de placas fotovoltaicas e a implementação de um sistema hidráulico para captar a água eliminada pelos aparelhos de ar-condicionado, promovendo o reaproveitamento deste recurso na própria unidade.

Em 2024, uma nova usina fotovoltaica foi instalada para a geração de energia limpa, com o objetivo de suprir outras unidades da empresa. Além disso, foram disponibilizados recipientes para coleta seletiva interna e externa de vidros em duas unidades.

Responsabilidade
Social

O Laboratório Santa Cecília busca ativamente participar e promover ações de caráter social que beneficiem a comunidade ou segmentos específicos dela.

A instituição apoia diversas entidades da cidade por meio da prestação de serviços e auxílios financeiros, incluindo, por exemplo, o Seminário Dehonista de Lavras, o Lar Esperança e Vida Mateus Loureiro Ticle, e o Centro de Equoterapia de Lavras. Além disso, realiza doações esporádicas para eventos e festas religiosas.

O Laboratório também oferece oportunidades de estágio para alunos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Unilavras, da Escola Técnica Impacto, e de outras instituições de ensino superior, nas áreas de Biomedicina, Farmácia e Bioquímica.

Inovação

Anualmente, o Laboratório Santa Cecília destina investimentos em inovações tecnológicas, científicas e de aprimoramento, com o objetivo de garantir a satisfação tanto de médicos quanto de clientes.

Uma das estratégias adotadas pela instituição é a ampliação da internalização dos exames, ou seja, a realização dos mesmos nas próprias dependências do Laboratório Santa Cecília, ao invés de enviá-los para laboratórios de apoio em outras cidades. Os benefícios imediatos dessa estratégia incluem a redução no prazo de liberação dos resultados, o aumento da confiança dos médicos, decorrente da garantia da qualidade dos resultados, e a geração de mais empregos na cidade e região.

Em 2024, o exame de HTLV  foi internalizado pelo Laboratório Santa Cecília, com a entrega do resultado no mesmo dia. Essa iniciativa tem como objetivo agilizar a liberação dos resultados, proporcionando maior eficiência e rapidez tanto para os médicos quanto para as gestantes, especialmente em um momento tão importante como o pré-natal. Com a internalização desse exame, o laboratório busca atender de forma mais ágil e eficaz às necessidades das pacientes, garantindo um serviço de qualidade e prontidão.

Adicionalmente, em 2024, foi implantado um novo software de gestão da qualidade (SysQuali), com o intuito de automatizar todo o processo de análise e controle de desempenho da qualidade, além de gerenciar documentações, contratos, controles analíticos, registros de manifestações de clientes, outros aspectos relacionados às atividades diárias, controle de tarefas, SACs e planos de qualidade.

Foi também iniciado o exame de Eletrocardiograma nas unidades de Bom Sucesso, Nazareno e Perdões.

Teve início a reforma da unidade Jardim Fabiana incluindo um espaço especializado para atendimento infantil, com a previsão de inauguração, em janeiro de 2025.

No ano de 2024, o laboratório substituiu o equipamento CA 560 pelo CA 660, um modelo mais moderno, avançado e robusto, que oferece maior capacidade operacional e agilidade na liberação dos testes de coagulação.

Todos os projetos do Laboratório Santa Cecília são voltados para a melhoria contínua do auxílio diagnóstico, com foco em maior qualidade e eficácia. O objetivo é proporcionar uma experiência mais satisfatória e segura para os clientes, assegurando a excelência nos resultados e no atendimento.

Gestão de Pessoas

Em 2024 contamos com uma equipe composta por 128 colaboradores.

A instituição investe constantemente na qualificação profissional de seus colaboradores, oferecendo treinamentos contínuos. Em 2024, foram realizadas mais de 5 mil horas de capacitação, o que representa uma média de 47 horas de treinamento por colaborador.

A maioria dos treinamentos tem foco na melhoria da qualidade do atendimento, nas orientações e instruções de coleta, bem como nos procedimentos relacionados a exames, assegurando que a equipe esteja sempre atualizada e plenamente capacitada.

Destacaram-se, ainda, em 2024, as áreas de Aquisição, Faturamento, Higienização de Áreas, Tecnologia da Informação e Liderança, que buscaram de forma proativa cursos externos para o aprimoramento do desempenho de suas equipes. Esse esforço reflete o compromisso contínuo com a capacitação e a busca pela melhoria dos resultados.

Com o objetivo de manter-se atualizados, nossos colaboradores participaram de congressos, seminários e treinamentos externos. Além disso, foi introduzido o treinamento Minuto do Conhecimento, voltado para bioquímicos e biomédicos, com foco em temas científicos e inovações no setor técnico.

Faturamento Laboratório Santa Cecília

Pesquisa de Satisfação

Consideramos a satisfação de nossos clientes como um dos pilares fundamentais de nosso sucesso. A pesquisa de satisfação é a principal ferramenta utilizada para compreender as necessidades e expectativas de nossos clientes, além de identificar possíveis falhas e oportunidades de aprimoramento em nossos produtos e serviços. Em 2024, alcançamos uma taxa de 99,75% de satisfação, e, na escala NPS (Net Promoter Score) de 0 a 10, obtemos uma nota de 9,9, evidenciando a alta recomendação de nossos serviços por parte dos clientes.