Para o Laboratório Santa Cecília qualidade é uma prioridade. E para concretizar todo esse empenho e coroar o diferencial de qualidade na prestação de serviços de Análises Clínicas, a Alta Direção do Laboratório decidiu, em 2003, buscar efetivamente a Acreditação Nacional de Qualidade do Ministério da Saúde-ANVISA (ONA), bem como a certificação internacional ISO 9001, referência maior em Sistema de Gestão da Qualidade nos tempos atuais. Em fevereiro de 2005, o Laboratório foi Certificado na norma ISO 9001 e acreditado ONA, nível 2, desde então tem trabalhado continuamente buscando a manutenção e desempenho do seu sistema de Gestão da Qualidade. Em 2010 atingiu o nível 3 da ONA, Acreditado com Excelência, considerado pela ONA, o nível máximo em excelência de serviços de Saúde.
O Laboratório Santa Cecília é o primeiro e único laboratório de análises clínicas de Lavras a ser Certificado pela Norma Internacional ISO 9001, referência maior em Sistema de Gestão da Qualidade nos tempos atuais, o certificado é concedido pelo INMETRO e pela empresa certificadora norueguesa DNV— DET NORSKEVERITAS.
ISO é uma organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 189 países com mais de 1 milhão de empresas já certificadas e muitas outras em fase de implantação e certificação. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada A denominação "International Organization for Standardization" permite diferentes acrônimos em diferentes idiomas (10S em inglês, OIN em francês, 01P em português) e, por isso, seus fundadores decidiram usar a abreviatura ISO, que significa "igual". Qualquer que seja o país ou a linguagem, a abreviatura é sempre ISO, que vem do grego "isos" que significa igual, igualdade. A norma ISO 9001 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada, tendo o foco em gerenciar as necessidades e expectativas do cliente garantindo a sua máxima satisfação. Estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços. Os requisitos são definidos para a gestão de uma empresa e não para a forma específica como um produto deve ser composto e entregue, ela pode ser aplicável num restaurante ou numa fábrica de peças para a indústria automotiva. Diferentes empresas poderão ter desempenhos e produtos diferentes, mas mesmo assim ambas podem ser certificadas na norma ISO 9001. A decisão de implementar a ISO 9001 deve partir da alta direção. A norma pode ser implementada em empresas públicas, privadas, em empresas no Brasil, na China e em qualquer outro país do mundo, em grandes empresas ou pequenas, até empresas com apenas um funcionário podem ter ISO 9001. E de qualquer segmento de mercado também. Então, seja lá qual for o seu propósito e a empresa em que pretende implementar os requisitos desta norma, ela certamente poderá ajudar a melhorar continuamente a qualidade dos seus produtos e serviços e a satisfação dos seus clientes. O Brasil está no grupo dos países que mais crescem em número de certificações 150 9001 em 2010, com aumento de 4.009 certificações, logo atrás da Itália (8.826), Rússia (9.113) e China (39.961) que lidera o grupo.
O Laboratório Santa Cecília foi o primeiro laboratório de Minas Gerais e quarto do Brasil a ser Acreditado pela ONA — Organização Nacional de Acreditação do Ministério da Saúde e da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em parceria com diversas instituições de saúde do país.
Os melhores sistemas de Saúde do mundo só alcançaram este status porque desenvolveram um sistema próprio de aferição da segurança e da qualidade nos serviços de suas instituições. Esse sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde é chamado de Acreditação e a Organização Nacional de Acreditação — ONA é a entidade coordenadora desse processo, ligada ao Ministério da Saúde, A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entidades fundadoras e associadas, que se preocupam com a melhoria permanente, na busca de uma integração harmônica entre as áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica e assistencial do sistema de saúde brasileiro. O termo Acreditar significa dar crédito, crer, ter como verdadeiro. Acreditação significa outorgar a uma organização um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos. Organização não governamental, a ONA tem como objetivos principais a implantação e implementação, em nível nacional, de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde em todos os níveis desde hospitais até laboratórios, serviços de hemoterapia, nefrologia e terapia renal substitutiva, entre outros, fazendo com que todos os serviços de saúde atinjam padrões mais elevados de qualidade, dentro do processo de Acreditação.
Este nível tem como palavra-chave "segurança" —ou seja, seus padrões estão voltados para verificar se a organização cumpre e, é capaz de oferecer, uma assistência segura ao paciente e um sistema de trabalho seguro para seus profissionais e trabalhadores, conforme prescreve a legislação e as melhores práticas.
Nível além de provar e cumprir todos os requisitos do nível da Acreditação, a organização dispõe de sistema de planejamento, uma cultura organizacional focada na padronização de processos. Portanto, além de segura, esta organização é "organizada e gerida baseada em processos. "O Laboratório Santa Cecilia, desde 2005, na sua primeira auditoria já obteve este nível de acreditação.
Neste nível a organização mostra que, além de segura e organizada, tem um conjunto de sistemas que permitem resultados diferenciados em prol do cliente, da comunidade, e da organização como um todo. É aquela organização que se diferencia das demais por seus resultados organizacionais serem comparáveis com os melhores do setor e fora dele, podendo competir de igual para igual com o que há de melhor nas empresas e organizações. O Laboratório Santa Cecília possui este nível de acreditação desde 2010.
Desde 1991, o Laboratório Santa Cecília participa e é considerado excelente pelo Programa Externo de Controle da Qualidade da SBPC — Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, que tem a finalidade de monitorar e avaliar os sistemas analíticos dos ensaios, principalmente em relação aos parâmetros de exatidão e precisão, demonstrar o desempenho do laboratório na realização de exames, e o mais importante, fornecer confiança aos clientes.
Com a finalidade de monitorar o processo na fase analítica e assegurar a confiabilidade de nossos laudos, o Laboratório Santa Cecília mantém rotinas de Controle Interno da Qualidade. Estas rotinas são baseadas em utilização de controle duplo cego, análises sistemáticas de amostras controles caseiras (pool) ou comerciais (quantitativo ou qualitativo), amostras de pacientes de rotinas anteriores, controles de coloração/corantes, controles de meios de culturas, controles de reagentes, controle de microscopia, controle de tiras reagentes, dentre outros.